quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O Resultado

Ontem São Paulo levou o maior desacerto (gíria tipicamente pernambucana) por parte de São Pedro. Deve ter rolado uma briguinha entre eles lá em cima, e acabou sobrando pra galera aqui de baixo!

O dia amanheceu alagado, engarrafado (gíria que o povo daqui não sabe o que significa) e com recomendação por parte da prefeitura de que as pessoas evitassem sair de casa.

Coincidentemente, foi nesse dia de caos que saiu o resultado da primeira etapa da seleção. Acordei, quase sem ter dormido de tanta ansiedade e não dava pra ir a lugar nenhum.

Passei a manhã inquieta.  Namorado liga de Recife, dizendo que lá ta um sol de lascar. Tia fala diretamente de Mossoró/RN dizendo que lá também tá um sol de lascar. E eu por aqui, lascada de frio!

Por volta do meio dia ligo pra tentar saber do resultado, apesar de lembrar que era regra do concurso não dar resultados por telefone. Mas como a situação era de caos, não me custava tentar. Resposta negativa. Paulistas são muito Caxias, puxa!

Lá pelas duas da tarde, com o tempo um pouquinho melhor, resolvo ir lá. Afinal, não dormir envelhece e ansiedade ídem e se não soubesse do resultado seria outra noite mal dormida.

Mesmo contra a vontade da parentada (essa eu conto depois), saio de casa. Pego um bus, desço no Jabaguara, pego um metrô, desço no Paraiso (que legal!) e pego outro metrô pra descer na estação Clínicas e pronto! Até que foi fácil, apenas uma hora e meia, e sem trânsito, pois as pessoas normais estavam em casa.

Cheguei no hospital com o coração na boca. Tão nervosa que não vi a lista. Lá vai o homem me mostrar. Eu olho pro primeiro nome e não é o meu. Começo a chorar. Pensava eu, que a lista seria em ordem alfabética. Não era. Era pelo número de inscrição, e como eu fui uma das últimas, meu nome era um dos últimos, lógico. Quando vi o nome lá, o choro veio com vontade. O homem não entendeu nada!

Sai de lá chorando feito uma bezerra desmamada. Na saida ia levando o crachá de visitante. Fiquei meio abestalhada, confesso!

Cheguei na estação Clínicas pra começar o caminho de volta. Reparoque a entrada está cheia de poesias coladas nas paredes. Começo a ler pra dar tempo da ficha cair. E me deparo com Mar Português do Fernando Pessoa. Mais choro.

Começo a ligar pro povo, para dar a boa notícia: Parentes paulistas vibram. Namorado com celular desligado. Buáá! Mando torpedo pro melhor amigo e ele me liga na hora. Atendo, mesmo pagando uma fortuna de deslocamento!

Mais uma hora e meia e estou em casa sã e salva, para alegria dos parentes paulistas.

Namorado manda torpedo me dando parabéns. Ainda bem!

A Ita também liga, mas o skype tava ruim. Que chato!

 Chegaram mais parentes. Ligamos pra Recife e comemos pizza. E viva eu!

                                                              ***

Pessoas, passei na primeira fase da seleção para o Programa Aprimoramento Profissional do Hospital Emílio Ribas, referência em infectologia no Brasil. E o que é melhor: Em primeiro lugar! Quem me conhece, sabe o quanto foi duro pra chegar até aqui. Por isso tanto choro, dessa vez de alegria, muita alegria! Ainda resta mais duas fases, mas estou confiante.
Não sei se vocês repararam, mas acabei perdendo o sono do mesmo jeito!

                                                   ****
Pra terminar, a poesia do Pessoa:

 Mar Português

Ó mar salgado, quanto do teu sal


São lágrimas de Portugal!

Por te cruzarmos, quantas mães choraram,

Quantos filhos em vão rezaram!



Quantas noivas ficaram por casar

Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena


Se a alma não é pequena.



Quem quer passar além do Bojador


Tem que passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu,

Mas nele é que espelhou o céu.

3 comentários:

Ita Andrade disse...

Bueno...mas justiça seja feita, faltou contar que essa pernanbucana chegou aqui e arrasou com os paulistanos, levando o primeiro lugar do páreo. É isso aí Dri, ou vc encontra um caminho ou abre uma picada mas que vai, vai!
Parabens! esperamos vc aqui para comemorar
Beijo da Ita e do Rober

Adriana Calábria disse...

Eu vou! Pode me esperar que chego por ai...

Namorado disse...

Tõ com saudade, Tõ orgulhoso, Tô feliz, Tõ com saudade, Tenho esperança, Já falei que estou com saudade ??? Amo vc.