sábado, 1 de agosto de 2009

Os agradecimentos do TCC





Esse foi o texto mais difícil que já escrevi na vida! Passei um mês tentando e ele só saiu na última meia hora antes de enviar. Agora olhando pra ele, vejo que não ficou tão mal, disse uns 70% do que eu gostaria de dizer, então atingi a média, né?

Resolvi publicar aqui porque o TCC foi entregue pra correção e de lá mesmo pegou o rumo da biblioteca da universidade. E assim também é mais fácil do que ter de enviar pra toda a minha lista de e-mails.

Eu não gosto de citar os nomes nesse espaço pra manter a minha privacidade e a das pessoas também. Só citei os que por terem uma vida pública, podem ser citados.

Ai está! Quem se considerar meu amigo, sinta-se homenageado. Bjsssss



*************************************************************************************


É sobre-humano amar
'cê sabe muito bem.
É sobre-humano amar, sentir, doer,
Gozar...
Ser feliz!

(...)

É sobre-humano viver,
E como não seria?

(...)

A vida leva e traz,
A vida faz e refaz...
Será que quer achar,
Sua expressão mais simples.


Mais Simples – José Miguel Wisnik


Tomo a liberdade de parafrasear Drummond no Poema de Sete Faces.

Quando eu nasci, um anjo também me disse que eu seria “gauche” na vida.

Na tradução do francês, gauche ( a pronuncia é gouchê) significa esquerdo. Na nossa cultura, esquerdo ou canhoto, é alguém não regular.

E posso afirmar, que em quase tudo nessa vida -com raras exceções- não fui uma pessoa regular.

Esse modo não muito linear, acabou por refletir na minha vida acadêmica. Por motivos outros, foram muitas as interrupções na minha graduação. A vida em certos momentos me fez parar, e seguir por outros caminhos.

No entanto, a paixão por essa profissão foi algo que nunca morreu. Mesmo tendo descoberto outros talentos e aptidões no decorrer da caminhada. Ser Assistente Social é um sonho muito esperado.

Em primeiro lugar agradeço a Deus, por nunca ter me abandonado em todos os desertos que atravessei. Mesmo quando não somos fiéis, Ele permanece fiel. Aleluia!

Entre os "terráqueos", devo começar meus agradecimentos pela professora Mônica Costa, então coordenadora do curso de Serviço Social, por todo o empenho em resolver o meu caso junto a PROACAD.

Agradeço também a professora Sheilla Nadíria, pela paciência, pelo carinho, pelas explicações, que me foram essenciais nesse retorno.

Minha eterna gratidão a Edilce Maria de Freitas, Assistente Social do Hospital Infantil Maria Lucinda, por ter me ensinado os primeiros passos no Serviço Social na Saúde. E nesse segundo momento, agradeço as Assistentes Sociais do HUOC (Hospital Universitário Oswaldo Cruz) pelo imenso aprendizado no decorrer do estágio na Oncologia Pediátrica, em especial as nossas técnicas: Gerlânia Barros e Soraya Cavalcanti.

Agradeço também a Miriam Fialho, Socióloga, que estuda a temática da disseminação do HIV em mulheres, e a Bethânia Cunha, do Programa Estadual de DST/AIDS - PE, por todos os ensinamentos no que diz respeito a prevenção de DSTs e AIDS. Área em que desenvolvo um trabalho de educação em saúde.

Agradeço aos meus pais, por toda a paciência nos meus erros (que não foram poucos) e acertos. À minha avó I* por todo amor e por todas as orações em meu favor.

Aos meus irmãos, sobrinhos, cunhada e cunhados por terem sido meu apoio. Pela torcida, por vibrarem com as minhas conquistas, pela saudade que sentiram de mim enquanto estive longe. E também a todo o restante das famílias: os Gomes e os Calábria, que mesmo não estando próximos fisicamente torcem e vibram com cada conquista minha.

J*, obrigada por ter me dado “a sorte de um amor tranqüilo”. Sua capacidade de amar tende ao infinito. Essa vitória e sua também.

Alessandra e Fernanda- Companheiras na construção desse TCC- vocês foram maravilhosas. Obrigada pela paciência.

Agradeço a Helena Chaves por toda a dedicação e esforço em nos orientar, mesmo com o tempo tão escasso por conta das inúmeras tarefas acumuladas como docente e coordenadora do Curso de Serviço Social.

Costumo dizer que quem tem amigos, nunca está só. Felizmente, estou longe de ser uma pessoa sozinha. Não caberia nesse espaço, caso fosse citar um a um os nomes de todo os que me ajudaram nesse percurso. Portanto meus amigos sintam-se agradecidos.

Pra finalizar, não poderia deixar de agradecer a alguém muito especial, que mais que meu amigo, em muitos momentos foi meu pai e minha mãe: Bento Rezende. Sem a sua ajuda, eu jamais teria chegado aqui. Nós dois sabemos o quanto foi difícil, você mais que todos os outros, por conhecer todos os meus avessos.

Adriana Calábria da Silva


5 comentários:

Valéria Martins disse...

Querida Adriana, faz toda a diferença quando a gente ama o que faz, né? Esse diferencial, eu sempre senti através do que você escrevia e escreve no blog.

Conseguirmos seguir o caminho do trabalho que amamos fazer é uma GRANDE coisa. Eu também sigo.

Um beijo e PARABÉNS!

Paloma Flores disse...

Que bom ter tantas pessoas para agradecer! =)
Parabéns por terminar o TCC! Aposto como ficou um sucesso.

J* disse...

Adriana, este é apenas o inicio da retomada da sua vida. A caminhada por uma estrada novinha, só sua, com inúmeras possibilidades de destino. Já disse a vc e quero repetir para que todos possam ler. Tenho muito orgulho de vc e te amo.

Carolina disse...

Adri, como é bonito ver alguém cumprindo a sua meta, pavimentando a sua estrada, seguindo o seu caminho, trilhando novos destinos, encurtando distâncias e principalmente criando pontes entre o possível e o impossível que muitas vezes nos vemos em encruzilhadas sem saber qual estrada escolher ou tendo que retorceder. Qdo muitas vezes andar pra trás dois passos é avançar dez pra frente.
Felicidades garota e que a vida te traga cada vez mais etapas a ser queimadas, construindo assim o que chamamos da nossa passagem aqui, nesta vida por ora bandida, por vezes mocinha.
Um beijo grande pra ti!

Ita Andrade disse...

Muito lindo adriana!
Parabens mil vezes!
Um abraço dos meus...