segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

"O que tem de ser, tem muita força"


No meu primeiro inverno paulistano li incansavelmente Caio Fernando Abreu. Eu que já era sua leitora antiga, encontrei mais um ponto de identificação: a relação de amor e ódio com São Paulo. Um dia, num dos seus textos, tropecei na frase que dá título a esse post, uma citação de Guimarães Rosa.

 Não planejei São Paulo, mas ela "tinha que ser" na minha vida. No começo odiei o frio, a correria, as distâncias... Mas com o tempo chegaram os motivos pra amar, e foi assim, meio sem querer, que me apaixonei por isso aqui.

E a despeito de eu ter planejado uma estada de um ano - O tempo da pós graduação, apenas - a força do que tinha de ser agiu mais uma vez, e agora me preparo pra ficar por mais tempo, um longo tempo, talvez! Em fevereiro assumo meu primeiro emprego por aqui, que, diga-se de passagem, também é "quase" o primeiro da minha vida.

E pensar que eu sonhava em morar numa cidade de interior, ter uma vidinha lugar comum, trabalhar na saúde, sim, mas num pequeno hospital, nada de muito complicado. De repente me vejo na maior cidade do país e indo trabalhar num dos maiores hospitais da América Latina. A vida - a minha pelo menos - é mesmo uma caixinha de surpresas!