segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

1° de dezembro


Em notícia publicada hoje no UOL, está em números o grande preconceito que ainda existe em torno das pessoas vivendo com HIV/AIDS.
Pra mim que trabalho com AIDS, essa notícia não é nenhuma novidade. É muito comum me perguntarem se sou soropositiva. Pois o simples fato de trabalhar com prevenção, já deixa as pessoas em dúvida quanto a minha sorologia.

Um dos maiores problemas em relação a AIDS hoje é o preconceito. Pois, ele acaba por cegar as pessoas para o que é essencial, a prevenção.

AIDS é uma DST. Noventa por cento (dados estatísticos) da população sabe disso. A sigla já diz: Doença Sexualmente Transmissível.

Mas as pessoas costumam trata-la como algo extremamente contagioso.Radiação por exemplo!

Respirar o mesmo ar que uma pessoa que tenha HIV não vai levar ninguém a se infectar.
Mas, infelizmente a pesquisa mostra que no inconsciente das pessoas está justamente o contrário.

O pior, é que muitas dessas pessoas que responderam a essa pesquisa, também acham que não fazem parte dos chamados "grupos de risco".

Não sabem elas, que grupos de risco em relação a HIV é coisa do passado. Hoje em dia, qualquer um de nós, faz parte do grupo de risco. Basta não usar camisinha pra fazer parte dele!

Antigamente, AIDS era coisa de homossexuais, hoje em dia, eles se protegem, os índices entre eles cairam. Não são mais grupo de risco.

AIDS era coisa de profissional do sexo, hoje, a grande maioria dos profissionais do sexo faz questão de camisinha! Nesse ano, uma prostituta chegou a apanhar de um jogador de futebol, por ter se recusado a transar sem preservativo. O caso foi parar na imprensa e na delegacia!

Enquanto os chamados "Grupos de Risco" se previnem. Nós, preconceituosos de plantão, estamos aqui transando sem camisinha. Achando que HIV é algo de outra galáxia. E não é!

HIV está disseminado na população brasileira em todas as classes sociais, e em todas as faixas etárias.

E se a gente considerar que a grande maioria da população nunca fez um exame de HIV, os números podem ser assustadoramente mais altos do que mostram as estatísticas.

Portanto, o que nós temos de fazer, é parar de preconceito e usar camisinha!

Pois enquanto perdemos tempo com preconceito, estamos perdendo a noção do que é essencial, a prevenção!

Só pra constar, eu não tenho HIV. Mas isso é apenas um detalhe.

Ps.: Hoje é o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Por isso, tomei a liberdade de fugir ao tema desse blog, espero que me desculpem!

Nenhum comentário: