segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Presentes e Presenças




Foi um ano duro! E vocês leram muitas confissões por aqui. Teve de tudo: medo, stresse, frustração. Mas no final, ele teve um saldo positivo e compensador!
 Nesse ano, ganhei muitos presentes, e muitas preseças também.
Havia pelo menos 12 anos que não via meus parentes (quase) paulistanos. Cheguei aqui um mês atrás e mergulhei no amor de todos.   Posso dizer que recebi (e ainda estou recebendo) todo o amor do mundo!
Foi um mês de curtir as presenças que a vida me trouxe de volta. E também de correr atrás do presente que será responsável pelo meu futuro.
Um dia antes do natal ele chegou: Saiu o resultado final, e eu fui aprovada  em primeiro lugar no Programa de Aprimoramento Profissional do Hospital Emilio Ribas, em São Paulo.
Por hora fico por aqui, mas volto em breve com um post decente.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Dia de Balanço



... Depois de todas as tempestades e naufrágios o que fica de mim e em mim é cada vez mais essencial e verdadeiro"
                               Caio Fernando Abreu

********************************************************************************
Dia frio. Ótimo para pensar na vida e refletir. Felizmente, o saldo do balanço não é simplesmente bom. É ótimo!!!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Eu Passei!

Como quase ninguém leu o mega post abaixo, comunico a todos que passei na primeira etapa da seleção! Semana que vem, faço a segunda etapa.Fui!

O Resultado

Ontem São Paulo levou o maior desacerto (gíria tipicamente pernambucana) por parte de São Pedro. Deve ter rolado uma briguinha entre eles lá em cima, e acabou sobrando pra galera aqui de baixo!

O dia amanheceu alagado, engarrafado (gíria que o povo daqui não sabe o que significa) e com recomendação por parte da prefeitura de que as pessoas evitassem sair de casa.

Coincidentemente, foi nesse dia de caos que saiu o resultado da primeira etapa da seleção. Acordei, quase sem ter dormido de tanta ansiedade e não dava pra ir a lugar nenhum.

Passei a manhã inquieta.  Namorado liga de Recife, dizendo que lá ta um sol de lascar. Tia fala diretamente de Mossoró/RN dizendo que lá também tá um sol de lascar. E eu por aqui, lascada de frio!

Por volta do meio dia ligo pra tentar saber do resultado, apesar de lembrar que era regra do concurso não dar resultados por telefone. Mas como a situação era de caos, não me custava tentar. Resposta negativa. Paulistas são muito Caxias, puxa!

Lá pelas duas da tarde, com o tempo um pouquinho melhor, resolvo ir lá. Afinal, não dormir envelhece e ansiedade ídem e se não soubesse do resultado seria outra noite mal dormida.

Mesmo contra a vontade da parentada (essa eu conto depois), saio de casa. Pego um bus, desço no Jabaguara, pego um metrô, desço no Paraiso (que legal!) e pego outro metrô pra descer na estação Clínicas e pronto! Até que foi fácil, apenas uma hora e meia, e sem trânsito, pois as pessoas normais estavam em casa.

Cheguei no hospital com o coração na boca. Tão nervosa que não vi a lista. Lá vai o homem me mostrar. Eu olho pro primeiro nome e não é o meu. Começo a chorar. Pensava eu, que a lista seria em ordem alfabética. Não era. Era pelo número de inscrição, e como eu fui uma das últimas, meu nome era um dos últimos, lógico. Quando vi o nome lá, o choro veio com vontade. O homem não entendeu nada!

Sai de lá chorando feito uma bezerra desmamada. Na saida ia levando o crachá de visitante. Fiquei meio abestalhada, confesso!

Cheguei na estação Clínicas pra começar o caminho de volta. Reparoque a entrada está cheia de poesias coladas nas paredes. Começo a ler pra dar tempo da ficha cair. E me deparo com Mar Português do Fernando Pessoa. Mais choro.

Começo a ligar pro povo, para dar a boa notícia: Parentes paulistas vibram. Namorado com celular desligado. Buáá! Mando torpedo pro melhor amigo e ele me liga na hora. Atendo, mesmo pagando uma fortuna de deslocamento!

Mais uma hora e meia e estou em casa sã e salva, para alegria dos parentes paulistas.

Namorado manda torpedo me dando parabéns. Ainda bem!

A Ita também liga, mas o skype tava ruim. Que chato!

 Chegaram mais parentes. Ligamos pra Recife e comemos pizza. E viva eu!

                                                              ***

Pessoas, passei na primeira fase da seleção para o Programa Aprimoramento Profissional do Hospital Emílio Ribas, referência em infectologia no Brasil. E o que é melhor: Em primeiro lugar! Quem me conhece, sabe o quanto foi duro pra chegar até aqui. Por isso tanto choro, dessa vez de alegria, muita alegria! Ainda resta mais duas fases, mas estou confiante.
Não sei se vocês repararam, mas acabei perdendo o sono do mesmo jeito!

                                                   ****
Pra terminar, a poesia do Pessoa:

 Mar Português

Ó mar salgado, quanto do teu sal


São lágrimas de Portugal!

Por te cruzarmos, quantas mães choraram,

Quantos filhos em vão rezaram!



Quantas noivas ficaram por casar

Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena


Se a alma não é pequena.



Quem quer passar além do Bojador


Tem que passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu,

Mas nele é que espelhou o céu.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Fim da Ausência

Eu sumi, não dei notícias. Dei apenas uma breve satisfação de que estaria em Sampa, lugar que convenhamos e um mundo... Estive em lugar incerto e não sabido de vocês. Mas agora estou de volta ao mundo dos blogs.


Estou em São Paulo há quase duas semanas. Não conhecia a cidade -Apesar de já ter andado meio Brasil, cheguei até o Rio de Janeiro apenas.


Estranhei as distâncias. Tudo é longe. Mas me apaixonei pela cidade que não para nunca. Onde tudo tem pressa de acontecer.


 Resta explicar melhor o que vim fazer aqui. Eu digo: Uns dois meses atrás, vi o edital de uma pós graduação numa área que me interessa muito. Só que a minha falta de grana não permitia... Acontece, que quando Deus quer, ele quer e ponto. Comecei a estudar para prova, meio sem querer querendo.
Faltando uma semana pro prazo de inscrição acabar, rolou uma super promoção de passagens! Corri feito louca. Mobilizei meio mundo, reuni a documentação e me inscrevi aos quarenta e cinco do segundo tempo.

E viva as passagens aéreas de 99 reausss! Foi graças a elas que estou aqui.

Estudei pra caramba. Fiz a prova, e agora estou esperando o resultado. Sai dia 08/12. Se passar nessa etapa, ainda terei uma entrevista e análise de curriculo. Mas a prova, pra mim foi a parte mais difícil.

Agora só resta esperar. Torçam por mim, please!